Quando se trata de Planejamento e Gestão Turística, a premissa de que o sucesso de um negócio turístico depende da sua conexão com o ambiente externo, e de um produto posicionado que se torne referência no mercado precisa ser construído.
Destinos, empresas e produtos turísticos necessitam estar preparados para atender a demanda real ou potencial de forma competitiva, pois em um ambiente com concorrência acirrada, o acesso à oferta deve ser facilitado por meio das tecnologias de rede.
Assim, é vital buscar a construção de um conjunto de experiências turísticas para atender o segmento de mercado que mais seja adequado para um destino, negócio ou produto turístico.
Para a formulação de um Plano de Mercado eficiente, é necessário olhar com imparcialidade para o destino ou roteiro turístico, buscando as mudanças e inovações necessárias – pois o mundo muda constantemente – no esforço de atender às necessidades mercadológicas e apresentar a diferenciação da concorrência.
Estar conectado com as tendências tecnológicas, sociais, econômicas e comportamentais, para alcançar o processo estratégico e de posicionamento da marca turística, se mostram fatores pela busca da particularidade presente na busca pela qualificação e diferencial de mercado.
Funcionar como início para as etapas de Diagnóstico e Prognóstico (2 e 3 respectivamente), servindo ainda como eixo norteador de consulta para estudantes, empresários e pesquisadores, com o propósito de:
- Disponibilizar aos visitantes, planejadores e gestores dados confiáveis sobre a oferta turística dos municípios;
- Permitir a análise do significado econômico do turismo e seu efeito multiplicador no desenvolvimento municipal;
- Permitir a identificação e a classificação do potencial turístico nesses municípios;
- Permitir o diagnóstico de deficiências, pontos críticos e estrangulamentos e os desajustes existentes entre a oferta e a demanda; e
- Coletar informações que subsidiem a elaboração de roteiros turísticos.
É preciso que a Secretaria Municipal de Turismo esteja atenta para construir uma sinergia nessa primeira etapa do trabalho, visto que esse levantamento das informações relacionadas aos Serviços e Equipamentos de Apoio e Serviços e Equipamentos Turísticos depende do trabalho conjunto junto às demais Secretarias Municipais.
É fundamental a cooperação dos parceiros: cada um dá a sua contribuição de acordo com as suas possibilidades e competências, o que permite a racionalização do processo, tornando a inventariação muito mais ágil, completa e de custo menor.
Dessa forma, o desenvolvimento da atividade turística deixa de ser uma atribuição somente de governo de estado e torna-se uma ação que emana da inter-relação das esferas de governo municipal, da iniciativa privada, do terceiro setor e da comunidade ao fazer que todos os partícipes sintam-se estimulados a assumir sua parcela de responsabilidade.
Deve prevalecer a idéia de que se está iniciando um processo e criando elementos para a continuidade.
As informações coletadas devem ser analisadas, processadas e aplicadas para fins de desenvolvimento do turismo, a começar nessa etapa 1 pelo Inventário Turístico, a partir do qual se podem estabelecer e executar políticas e ações, tais como planos, projetos, roteiros, ações promocionais e de capacitação e inumeráveis outras para as etapas 2 e 3.
Quanto mais consistente for essa primeira etapa – de pesquisa –, melhor será o resultado de todas as ações subseqüentes, sejam de planejamento, de gestão e de promoção turística.
Em caso do município já ter realizado seu inventário, esta é a oportunidade de atualizá-lo e monitorá-lo (através de um sistema próprio de inventário turístico). Para a localidade que o fez recentemente, deve complementá-lo e adequá-lo, de modo a estar rico com as informações necessárias para as etapas 2 e 3, na qual o trabalho in loco auxiliará na construção do material em cada município.
1º – Escutar e dialogar com a comunidade buscando identificar e conhecer desafios e oportunidades para o desenvolvimento.
2º – Identificar e unir a parceiros buscando criar uma agenda local colaborativa de discussões e ações que deverão ser executadas para transformar a realidade local.
3º – Fortalecer as redes locais oferecendo qualificação, promovendo capacitações técnicas especificas, para organizações locais e abrindo editais para apoio financeiro.
Estabelecer diálogo com os atores locais, para estruturar e fortalecer essas ações em prol do desenvolvimento com base local em cada município e que consolide regiões de desenvolvimento turístico do estado, através da ação conjunta nas localidades em questão é o caminho a ser consolidado.
Realizar essa ação de modo a concluir a mesma é o caminho para construir um Projeto, com começo, meio e fim, para que renda frutos dentro de Política de Turismo Municipal, que seja perpetuada por gestões futuras, tanto no âmbito do Estado quanto dos municípios, inclusiva e participativa em todas as esferas.
Ferramentas, Estratégias e Ações
RESULTADO ESPERADO
O objetivo é disponibilizar um conjunto de imagens (fotos e vídeos) para que o trade possa utilizar gratuitamente;
COMO SERÁ FEITO?
Visita às principais regiões do município, registrando belíssimas imagens, todo este material será disponibilizado gratuitamente ao trade e atodos que necessitem de fotos e vídeos.
RESULTADO ESPERADO
Vídeos mostrando as belezas do município/destino (turismo, gastronomia, cultura, infraestrutura)
COMO SERÁ FEITO?
Geração de vídeos em diversos formatos e tamanhos, dando enfase às belezas do município/destino, sua cultura, sua infraestrutura e suas pessoas.
RESULTADO ESPERADO
Objetivo é ter ao menos 1 VT apresentando o atrativo;
COMO SERÁ FEITO?
Cada atrativo que for cadastrado no sistema, receberá um VT comercial de 30 segundos, para que o turista possa visualizar o local aonde ele irá conhecer;
RESULTADO ESPERADO
Fotos de alta qualidade, ser utilizada no site, app e também nas redes sociais;
COMO SERÁ FEITO?
Todos atrativos receberão fotos de alta resolução para divulgação no site do município e nas redes sociais
RESULTADO ESPERADO
Para que seja confeccionado um folder do destino turístico, este servirá para o público nos eventos; Já a outra arte tem o objetivo de permitir o turista publicar nas redes sociais o local que ele esta visitando;
COMO SERÁ FEITO?
Criação de um material publicitario, moderno mostrando os roteiros disponíveis no município. Entrega de uma arte instagramável alinhado ao atrativo;
Ferramentas, Estratégias e Ações
RESULTADO ESPERADO
Possibilidade da emissão de Voucher pelas Agencias/Outros e também pelo próprio portal turístico do município, possibilitando o pagamento dos Vouchers na emissão. Gerenciamento do Fluxo de pessoas que irão a cada atrativo, controle de capacidade de carga, avaliação dos produtos/serviços pelos visitantes.
COMO SERÁ FEITO?
Serão cadastrados todos os roteiros formatados (com seus respectivos fornecedores), todas as hospedagens, bares, restaurantes, o trade de forma geral. Também será disponibilizado aos turistas a reserva e a compra com cartão de crédito;
RESULTADO ESPERADO
Usuários do sistema, aptos para bem utilizar o sistema;
COMO SERÁ FEITO?
Oficinas de treinamentos. Nós preparamos também uma coleção completa de Vídeos onde você poderá esclarecer as suas principais dúvidas para utilização do software. Além disso, você receberá por e-mail um treinamento específico para o uso do sistema.
RESULTADO ESPERADO
Dúvidas de operação que surgirem após o treinamento;
COMO SERÁ FEITO?
A qualquer momento poderá contar com a sala de conversa da Ecobooking para tirar as dúvidas;
RESULTADO ESPERADO
Manutenção preventiva e também algum ajuste necessário para o bom funcionamento;
COMO SERÁ FEITO?
Manter o sistema em perfeito funcionamento, 24 x 7.
RESULTADO ESPERADO
Para que a diretoria do COMTUR possa dar maior transparência e comunicação a todas as reuniões e ações do conselho com o trade; O outro sistema, tem o objetivo de facilitar o controle de reservas do Centro de Eventos do município;
COMO SERÁ FEITO?
Disponibilizar um sistema on-line de gestão para o COMTUR; Disponibilizar um sistema on-line para que a entidade que for fazer a gestão do Centro de Eventos, possa registrar todas as reservas com informações importantes para a transparência e divulgação nas redes sociais;
Soluções personalizadas em organização e desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo.
Sistema de Gestão do Turismo na nuvem, que produz dados estatísticos, inclusive gráficos que traçam a perfil do turista.
Facebook, Instagram e Google Ads, campanhas, criação de conteúdo, planejamento de ações on-line e off-line. Criação de sites
Plataforma colaborativa de marketplace em passeios turísticos, com o objetivo de facilitar a compra de passeios turísticos pelos visitantes.
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CONSULTORIA, PLANEJAMENTO E GESTÃO TURÍSTICA
A gestão turística estadual e municipal vem exigindo que a tomada de decisão seja feita com o máximo de informações, que possibilitem a construção do planejamento turístico de modo estrategicamente configurado no contexto situacional atual.
Para se desenvolver as potencialidades turísticas de uma região e/ou município, é imprescindível que haja planejamento e integração dos serviços e equipamentos de apoio e turísticos que compõe a estrutura do município, com informações confiáveis como base para análises e decisões acertadas.
O levantamento de informações turísticas e de apoio é fundamental para a construção de um pensamento estratégico, pertinente com a realidade atual e sobre aquilo que se pretende em relação ao destino a médio e longo prazo.
Para isso, o inventário da oferta turística é a primeira etapa de um Plano de Ação a ser construído em uma localidade, com ações voltadas para o turismo com potencialidade e/ou vocação turística.
O mesmo consiste em levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, estrutura de apoio ao turismo, instâncias de gestão e outras condições gerais que viabilizam a atividade turística, como base de informações para que se planeje e gerencie adequadamente o processo de desenvolvimento.
A premissa é de auxiliar os municípios, através desse levantamento de sua infraestrutura e atrativos com a finalidade de reconhecer o que for passível de utilização para fins turísticos, de modo participativo e sustentável.
É possível embasar as ações de planejamento, gestão, promoção e incentivo à comercialização do turismo a partir da adoção de uma metodologia-padrão para inventariar a oferta turística no país.
A potencialidade turística reprimida de cada município deve ser mapeada e estruturada em ações pontuais e alinhadas de acordo com as propostas condizentes com o Ministério do Turismo mediante vocação existente: Turismo Rural, Ecoturismo, Espeleoturismo, Turismo Cultural, Turismo de Pesca, Turismo de Praia e Turismo Gastronômico.
Após análise dos indicadores mapeados, em um segundo momento as atividades estarão in loco na localidade, para adequar as informações levantadas em campo nas etapas 2 e 3.
O objetivo é de fortalecer a economia local, construindo projetos pontuais em parceria entre o poder público e a iniciativa privada, para gerar emprego, renda, desenvolvimento com base local de modo sustentável, permitindo que futuramente a localidade torne-se menos dependentes financeiramente dos Governos e mais autônoma, integrada e com políticas de turismo participativas.
Buscaremos assim na versão final propor rotas de desenvolvimento endógeno sustentável, integrando o município mapeado com os demais da região em questão, de modo que cada localidade cumpra suas funções de construção do inventário da oferta turística.
Tal trabalho vem de encontro com as pretensões de se ajustar perante o Ministério do Turismo e as Fundações voltadas a investimentos socioeconômicos, que acreditam que o desenvolvimento das comunidades começa pelo desenvolvimento das pessoas, tendo como ponto de partida de suas ações a identificação do potencial humano nos locais onde atuam.
A partir disso, é possível mobilizar esforços e trabalhar para estruturar o potencial em desenvolvimento real, capaz de projetar novas perspectivas e transformar realidades, evidenciando o compromisso e forma de pertencer e caminhar junto com as comunidades para melhorar o local onde vivem.
Como base de construção do Plano de Ação, através do turismo nos municípios, é possível atrelar as ações nas premissas dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nos termos das políticas públicas que serão tratadas como contribuições para a integração das dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável nessas localidades, interligando diante dos 17 Objetivos e 169 Metas, aqueles que vierem de encontro com os trabalhos construídos nas Regiões Turísticas.
Com o material consolidado, será possível mensurar de forma específica qual ação deverá ser trabalhada no respectivo recorte territorial, para buscar junto a Órgãos como o MTur, apoio técnico e/ou financeiro, visando estruturar o trabalho quanto a promoção, infraestrutura ou ainda formação do conselho municipal de turismo.